Sunday, September 30, 2007

"Não cobiçaras o jumento do teu próximo..."






Estava cravada na praça da estação de ônibus de Juazeiro(BA) - "A Lei de Deus". Parei atentamente para ler, o ônibus demorava há uma hora, e esperava encontrar na primeira lei: "TENHA PACIÊNCIA". Como todos sabem, estava escrito - "não terás outros deuses diante de mim". Não estou aguentando com um, vou aguentar com outros.
E li um por um, imaginando já no quinto mandamento que ia parar no inferno, quando me deparei com o último "...não cobiçaras o jumento do teu próximo...". Fiquei imaginando quem cobiçar irá para terra do jumento sem cabeça, nem Dante conseguiu imaginar este inferno. Fato curioso: casa, mulher, boi, servo (a), jumento é tudo parte integrante deste mandamento. Então mulheres, fiquem à vontade para cobiçar, o homem da tua próxima, nada a respeito sobre isso.
São tantos "nãos" nos mandamentos, bem que poderia se chamar "negamentos". Uma coisa é garantida, não há mandamento ordenando para não escrever sobre a Lei de DEUS. Lei de Deus? Imagine se Deus iria se preocupar com a cobiça do jumento do próximo. Só se fosse um jumento com airbag, vidro eléttrico, freios ABS e conversível.
Bem que as avós de todo mundo dizia: cabeça vazia é morada do demônio. Quem manda o ônibus ficar demorando.

No comments: