Friday, August 17, 2007

A Intimidade Feminina no Século XVIII em Diderot

Este é um pequeno fragmento de um artigo meu publicado na revista Ciente-fico.com, com o título supracitado "A Intimidade Feminina...". Quem tiver maiores interesses leiam na íntegra no endereço: http://www.frb.br/ciente/Textos%20CienteFico%202003.1/Psicologia/Exercícios%20Monográficos/A%20intimidade%20feminina%20do%20séc%20XVIII%20em%20Diderot.pdf .

"O interesse pela alma feminina sempre foi fonte de inspiração para poetas, literatos, e também, objeto da curiosidade filosófica e científica. Um percurso no qual tenta-se, ao final, revelar as verdades da mulher pela ciência, mas obscurece cada vez mais; talvez a mulher não precise ser pensada, mas sentida.
Este trabalho realiza uma análise de conteúdo do discurso de Denis Diderot, em 6 obras, que delinearam o tema específico – A Mulher –, e permitiu uma convivência com os ideais filosóficos iluministas. Autor do século XVIII, “Filho da Luz”, Denis Diderot apresenta-se como um agitador cultural, filósofo, romancista, teatrólogo e responsável pelo maior empreendimento cultural do século XVIII – coordenador-geral da Enciclopédia dos Iluministas 1 – retratada como o “Espírito do século XVIII”2. Este empreendimento polêmico levou Diderot a ser convidado pelas autoridades políticas e religiosas, amiúde, a passar algum tempo na prisão. Evento que não desanimou o seu espírito insurgente. A Enciclopédia negava os princípios religiosos e políticos da época, em busca de uma racionalidade do mundo, permitindo, assim, uma visão crítica e inovadora.
A princípio, a obra escolhida para observar o feminino foi Jóias Indiscretas, porém em algumas obras, observa-se, mesmo que discretamente, uma preocupação com o feminino. Então, foram escolhidos alguns livros para incursionar e investigar, possibilitando uma visão mais ampla e segura do autor, a saber: Diálogo entre D’Alembert e Diderot; O Sonho de D’Alembert; Continuação do Diálogo; Suplemento à viagem de Boungainvillet: Parodoxo sobre o comediante; Jóias Indiscretas.3 Algumas perguntas direcionam o trabalho: Quem é essa mulher de que fala Diderot? Qual o contexto histórico e intelectual (filosófico da obra)? Há uma coerência nas idéias sobre a mulher nas obras analisadas?
Michael Foucault reflete sobre o livro Jóias Indiscretas a idéia do “saber-sexo” ou “sexo-saber” do século XVIII até os dias atuais4 A perspectiva de Foucault incide mais sobre um dos personagens daquela obra, Mangogul, que lhe permite a seguinte afirmação: somos “presa de uma imensa curiosidade pelo sexo, obstinados em questioná-lo, insaciáveis a ouvi-lo”. A pesquisa presente é mais específica à identidade da mulher em Diderot, considerando seus aspectos éticos, estéticos, sexuais, orgânicos e sociais. O personagem que interessa neste estudo, nas obras de Diderot, é a mulher, mais especificamente na obra Jóias Indiscretas. Contudo, o sexo enquanto expressão de desejo e subjetividade será abordado, pois é um dos eixos que insiste Diderot ao tratar sobre a alma feminina.
Denis Diderot faz uma análise da subjetividade da mulher na sociedade como ser de desejo sexual e as várias formas de controle sexual; pensamentos que são ousados e extravagantes para o século XVIII. Pensando sobre a ética sexual ou apenas retratando-a, bem típico do Iluminismo na busca de uma nova identidade social e ética, Diderot mostrava-se solidário e atencioso para com a mulher, em vários momentos exalta a natureza feminina.
Influenciado por uma perspectiva mecanicista e organicista, justificava e explicava o comportamento humano sobre esses paradigmas. Por exemplo, a sua contribuição no que diz respeito ao desejo e ao papel sexual, chegando a afirmar que o celibato é causador de desorganização mental, tem explicações organicistas: a desorganização psíquica não estava relacionada estritamente à falta de sexo, mas ao acúmulo seminal, e não afetava a “mente”, mas os “feixes nervosos”. Este trabalho, apesar de pontuar as questões orgânicas, dedica-se, em grande parte, a ressaltar as especulações éticas sobre o sexo, com todas as conseqüências sociais e a uma “entrega” do desejo feminino, afirmação da subjetividade."

continua...

11 comments:

Anonymous said...

Olá Vitor,estou fazendo um estudo sobre feminilidade e fiquei interessada em ler seu artigo, no entanto não consegui abrir o link. Teria como vc enviá-lo em meu e-mail? Desde já agradeceria muito!

Vanessa : vvanvv@msn.com

Anonymous said...

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was good.
I don't know who you are but certainly you're going to a famous blogger if
you aren't already ;) Cheers!

Have a look at my site; รับทำ seo ราคาถูก

Anonymous said...

Stay away from hosts that are unfriendly, ignorant, unknowledgeable or unknowing.
So, check this Fatcow review to find precisely how Fatcow might assist you and your web-site.
This is a none starter though if you are looking at making the internet a full time, or even a part time business with a view to converting to full time if all goes to plan.

Review my homepage; WEB HOSTING []

Anonymous said...

Thanks for any other informative website. Where else could I am getting that type of information written in such a
perfect means? I have a undertaking that I'm just now running on,
and I have been at the look out for such info.

Feel free to visit my web-site - asperger

Anonymous said...

Hey, I think your site might be having browser compatibility
issues. When I look at your website in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, awesome blog!


My site :: legal party pills (http://www.legaldrugsforsale.Com)

Anonymous said...

WOW just what I was looking for. Came here by searching for automated patch management

my web-site free granny Anal porn movies

Anonymous said...

It's actually very complicated in this busy life to listen news on Television, therefore I just use internet for that reason,
and take the most recent information.

Look into my webpage ... No2 Maximus (8544da.heteml.jp)

Anonymous said...

Greetings I am so excited I found your weblog, I really
found you by mistake, while I was looking on Bing for something else, Anyways I am here now and would just like to say thanks a lot for a remarkable
post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time
to browse it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds,
so when I have time I will be back to read much more, Please
do keep up the great jo.

Here is my webpage ... Pure Cambogia Ultra diet (blogspot.com)

Anonymous said...

Excellent post. I was checking continuously this weblog and I'm impressed!
Extremely helpful info specifically the ultimate phase
:) I handle such information much. I used to be looking for this particular info for a long time.

Thank you and best of luck.

Review my web site Replica New Balance

Anonymous said...

Just want to say your article is as surprising. The clearness in your post is simply
spectacular and i could assume you are an expert on this subject.
Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming
post. Thanks a million and please continue the rewarding work.


Feel free to surf to my webpage ... Fake Louis Vuitton Bags

Anonymous said...

electronic cigarette, e cigarette, electronic cigarette reviews, electronic cigarette, ecigarette, smokeless cigarettes