Tuesday, August 14, 2007

Povo soberano, não confudir com povo sobreânus

Este texto escrevi em outubro de 2006...faça sua própria avaliação do Companheiro LULA, neste passar de ano. O que mudou? ACM morreu e a esquerda baiana vai ter que olhar para o próprio umbigo.

Lula começou seu mandato com a seguinte frase: “A eleição acabou. Não tem mais adversário. O adversário são as injustiças sociais”. Ora, mas por que o povo baiano precisa personalizar esta injustiça social em ACM?
Praça da Mariquita, 29 de outubro, segundo turno para a presidência, todos já sabiam que Lula ia ganhar, mas estavam todos reunidos vibrando a cada ponto ganho como se fosse novidade, ou como estivesse ganhando de virada no segundo tempo, aos 40 minutos. Para entender este fenômeno aqui na Bahia, precisamos lembrar dos anos de poder carlista, depois de tanto tempo a sensação era justamente essa: “ganhamos de virada”.
O povo ainda cantava a vitória de Jacques Vagner ou melhor a derrota de ACM: “eu, eu, eu ACM se...”. Estas três letras se tornaram tão importantes no imaginário baiano que mesmo perdendo ele ganhou. Ganha importância, ganha bordão, e continua o mesmo. O brilhantismo da vitória do PT está na "derrota de ACM", pelo menos aqui na Bahia.
O que aprendemos com a política brasileira? Aprendemos que a doutrina “Roubo, mas faço” de Adhemar de Barros, é exercida por todos e engolida por muitos. Todos que moram aqui na Bahia estes últimos 20 anos tem em ACM a figura do mal. Eu acho que os baianos dão importância demais a ACM, mas creio que é por falta de referência política. Sinto dizer, mas o mal não se encontra em ACM, muito menos o bem em Lula. O adversário agora não é ACM, é esta tal de Injustiça Social. Sabiamente Lula personificou a injustiça social. Mesmo que eu
não saiba muito bem o que é isso, ele vai lutar contra este monstro. Ele não, nós..."governo
participativo". Precisamos saber o que é injustiça social!
Só para lembrar...porque o Lula é muito esquecido, a primeira injustiça social que precisa combater esta debaixo da própria barba, no congresso, talvez a barba esteja grande demais, e ele não enxerga mais nada, a não ser ele próprio. Será que é combater ou deixar de práticar? A minha barba está de molho, companheiro Lula. Os holofotes agora estão em você. Esta é uma das questões, a injustiça social não é um adversário distante da gente, mas é para ser percebida em cada um de nós, em nossas pequenas ações. Esperamos que os próximos quatro anos muita coisa melhore.
Não quero conviver com o discurso petista que você foi incompetente para roubar, e termos que conviver com a “corrupção democrática”, novo conceito que surge no meio político.

observação: ACM não existe mais para ser o bode expiatório da esquerda baiana, talvez faça mais falta a esquerda às pessoas que um dia amaram ACM.

Victor Brandão
Povo soberano até ontem (29.10).

No comments: